sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

5 curiosidades da Arábia Saudita

As curiosidades do dia a dia aqui desse país são inúmeras. Cada vez que conto pra alguém, pelo menos uma delas causa espanto. Seja pelo grau de rigidez ou por ser totalmente fora dos padrões da nossa sociedade ocidental, essas curiosidades podem, em um primeiro momento, criar inúmeros preconceitos, mas nada que um bom jogo de cintura não resolva o problema ou amenize a situação. 
Selecionei pra hoje só 5 dos vários contrastes, os cinco que talvez mais me chamem a atenção ou incomodem. No futuro conto mais!

1. Não tem BACON!
 Carne de porco é banida na cultura muçulmana. Não se come, logo, também não se vende esse tipo de carne aqui. Então você encontra bacon de peru, beef mortadela, mas sinceramente? Pra que se enganar? Segura a vontade de bacon pra próxima viagem... Feijoada? Só de feijão.



2. Mulher não pode dirigir.
 Mulher não pode fazer milhares de coisas aqui. Hoje meu marido foi assistir um jogo de futebol no estádio da cidade e é claro que mulheres não são bem vindas. Dependendo o caso a mulher não pode nem viajar sem "autorização" de um responsável.
Num jogo de palavras bem feito podem alegar que todos esses cuidados são para o bem estar e proteção da mulher, mas não estou aqui pra julgar a cultura alheia. Eu to aqui só pra contar que na Arábia Saudita mulher não pode dirigir, ponto final. 
Com o trânsito caótico daqui as vezes até é bom não pegar no volante, mas limita a gente de ir pra onde quisermos a hora que quisermos... A solução é pegar taxi. Ou ir para o deserto onde não vai ter ninguém fiscalizando a direção alheia. 





3. Bebida alcoólica é proibido!
Um dia Maomé viu homens bebendo e se divertindo, logo depois esses homens que estavam tão felizes começaram a brigar entre si. Ele pensou: "essa coisa de álcool aí... não bom", e decidiu que ninguém mais bebe nessa bodega. Fim.
É amigos, as várias latinhas de cerveja a venda no mercado, tudo sem álcool.

4. O fim de semana é na Sexta e Sábado.
Nosso fim de semana começa antes, mas no Domingo enquanto vocês estão esperando o almoço em família a semana aqui já está a mil. 
Antigamente o fim de semana era na Quinta e na Sexta, o que causava um atraso de 4 dias nas negociações com o resto do mundo. Enquanto as pessoas daqui descansavam na quinta e na sexta, a vida corria normalmente no resto do mundo, então quando eles voltavam ao trabalho no sábado, o resto do mundo tinha acabado de começar seu fim de semana. Era preciso esperar até segunda feira... 
Resolveram passar a quinta pra sábado pra amenizar esse delay. 
Então nossa sexta feira é igual ao domingo: sem expediente em escritórios, todos os homens devem ir à mesquita pra ouvir o sermão antes do meio dia, essas coisas... E o sábado é igual ao sábado, aquela coisa de meio expediente.  

5. A hora da reza é sagrada!
Já ouviu a expressão "rezar virado para
Mecca"? Tem até bussola nos apps do
celular.
Dizer que os muçulmanos rezam 5 vezes ao dia já é uma curiosidade em si, mas o que vocês não tem ideia é que tudo para na hora da reza. Em algumas lojas você é convidado a se retirar durante o período de mais ou menos 30 minutos que dura cada reza. Em alguns locais você até pode permanecer la dentro, como em alguns mercados, mas durante esse período os caixas estarão fechados, você não vai conseguir nem pesar as frutas, se estiver em um restaurante ninguém vai te atender e provavelmente as portas ficarão trancadas nesse meio tempo. 
Isso causa muita dor de cabeça pra quem não está acostumado, é preciso sempre se planejar antes de sair de casa pra não chegar nos locais na hora errada e ter que ficar esperando abrir. 
Já passei muita correria pra não perder a hora e não dá pra abrir mão dos aplicativos do celular que informam os horários, pois eles mudam todos os dias. 



Bônus: Duas dessas orações são de madrugada e sempre tem alguém em cada mesquita pra rezar num auto falante num volume alto com a intenção de que toda a cidade consiga ouvir a reza... as 3 da manhã. oh yeah baby, aqui não tem preguiça.


P.S. Essas curiosidades são exclusivas da Arábia Saudita. Outros países muçulmanos são mais flexíveis. Em outros lugares (como o Iraque por exemplo) apesar da desaprovação de parte da sociedade mais conservadora, mulher pode dirigir, não é proibido.
Outro exemplo é a carne de porco, que em outros países muçulmanos, apesar de não ser consumida pela população muçulmana, não é proibido que turistas comam.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário