segunda-feira, 22 de março de 2021

Como obter Cidadania Saudita


 

Cidadania Saudita? É possível?

De maneira resumida, não. É muito raro o país dar a nacionalidade para estrangeiros, são casos bem específicos.


Muitos países concedem a cidadania a quem nasce no país, ou reside por um numero X de anos, ou tem antepassados daquela nacionalidade.

Mas aqui na Arábia isso é bem mais particular.


Quem nasce na Arábia vai ter a nacionalidade dos pais. Por exemplo, um filho de brasileiros que nasça em Riade, a capital, vai ser brasileiro. Não importa quantos anos eles etiverem morando aqui.


Nos casos em que um dos pais é saudita e o outro estrangeiro, tem duas situações: 

Se o pai é saudita, a criança recebe a nacionalidade saudita. Se a mãe for saudita e o pai não, o bebê recebe a nacionalidade do pai. 


Se a criança é filha de mãe saudita e pai estrangeiro, ela vai ter a nacionalidade do pai e com 18 anos pode aplicar para a nacionalidade saudita desde que preencha alguns requisitos.


Até os anos 70, qualquer um nascido na Arábia podia obter a nacionalidade aos 18 anos.


Um possível Green Card?

Recentemente foi implantado o "Premium Residency" que busca atrair estrangeiros de alto nível, investidores e empreendedores. Além de uma lista de exigências, quem deseja obter a Premium Residence terá que desembolsar a bagatela de 213.000 dólares e a cada ano renovar por mais 26.660 USD.


Então não importa quanto tempo você mora aqui, a cidadania é para muito poucos. 

E qual a vantagem? 

Abrir negócios, empresas ou comprar imóveis por exemplo, so é permitido aos cidadãos.


Dupla cidadania 

Diferente de nós, que podemos ter mais de uma nacionalidade, aqui na Arábia o cidadão Saudita não pode, quem quiser ter nacionalidade saudita precisa abrir mão da sua original.

Isso por lei, ok? Tem muita gente que dá um jeitinho. 


Poder do Passaporte 

O passaporte saudita permite acesso a 79 países ou territórios sem necessidade visto, e com isso fica na posição 66 do índice Henley (2021), que mede o poder de cada país. Nesse índice o primeiro país é o Japão com acesso a 191 países sem visto, o Brasil está em 19 com acesso a 170 países.





Nenhum comentário:

Postar um comentário