sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Uma Nuvem de Gafanhotos

Ontem dia 20/02 chegou aqui em Khobar uma nuvem de Gafanhotos.




Esse fenômeno que está transitando pela África, também avançou para o Oriente Médio e deu as caras por aqui.
O grande problema desse inseto, é que por onde passam eles devastam plantações, se tornando um grande problema, principalmente em países onde a comida é escassa. Segundo o jornal The Guardian, um pequeno enxame de insetos pode devorar comida suficiente para 35.000 pessoas em um dia!


Arquivo pessoal

Uma nuvem de gafanhotos pode conter até 150 milhões de insetos por km2 🤯

A culpa desse fenômeno vem sendo apontada por conta de alguns ciclones incomuns trazerem fortes chuvas nos desertos de Omã, criando condições perfeitas para os gafanhotos proliferarem.

Eu fui atrás tentar presenciar esse fenômeno hoje à tarde, pois na cidade não vi nada demais. Mas quando cheguei perto da praia, aí sim pude ver a loucura que é. 
Eu cheguei um pouco atrasada, porque o pico dos bichinhos tinha sido um pouco mais cedo, pelos vídeos divulgados era assustador a quantidade de gafanhotos. 




Mas pelas fotos e vídeos que fiz da pra ter um pouco de noção do que foi. 

Outra coisa bem curiosa que vi, foram várias pessoas caçando os bichinhos para comer. A iguaria, além de ser halal (permitida para consumo no Islã), costuma ser frita e é uma fonte de proteína, 100g de gafanhoto pode conter entre 13-28g de proteína. 

Antigamente na Arábia Saudita, o gafanhoto era consumido nos tempos de escassez de alimentos. Atualmente não é algo comum, mas algumas pessoas ainda consomem como iguaria. Segundo o Jornal Al-Jazirah, na região de Al-Qassim ainda se tem o costume de comer o inseto principalmente na época do Ramadã.

Eu comi grilo na Tailândia. Achei crocante e com gosto de grama. Mas o gafanhoto é muito maior! 🤪
Você comeria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário