quinta-feira, 26 de março de 2020

Como a Arábia está lidando com o Corona Vírus

Oi pessoal espero que esteja tudo bem com vocês.

Eu imagino que todo mundo já esteja cansado desse assunto Coronavírus, mas eu queria registrar aqui algumas ações que a Arábia tem feito para enfrentar essa praga.

Hoje é dia 26/03 e atualmente nós temos aqui 900 casos. É claro que esse número é bem maior pois ainda muitos pessoas estão aguardando o resultados dos testes que demora em torno de 5 dias.

Mas eu não quero falar de números, eu vou falar de ações que o governo tem aplicado e que eu tenho que bater palmas pela rapidez em que as medidas foram tomadas.

Primeiro eu só vou dar uma resumida no que aconteceu nessas 3 semanas.


FRONTEIRAS
Quando ainda não tínhamos nenhum caso registrado aqui na Arábia, o Bahrain já tinha apresentado os primeiros. Uma das primeiras medidas que a Arábia tomou, foi fazer um controle mais rígido com quem vinha de lá e depois fechar a fronteira com o Bahrain.

Mas isso não foi suficiente ou rápido a tempo. O primeiro caso de corona da Arábia, 02/03, foi de um homem que supostamente veio do Irã pelo Bahrain e que não informou de onde estava vindo. A essa altura, o Irã já tinha um número alarmante de contagiados.

Então, quando os casos começaram a se multiplicar com quem teve contato com esse homem, há 3 semanas, essa cidade foi posta em quarentena. Ninguém entra, ninguém sai.


Ainda voltando algumas semanas, a Arábia bloqueou primeiro todos os vôos vindo de países de risco. No início, quem tinha residência aqui ainda poderia voltar e ficar em quarentena em casa, mas logo em seguida foram bloqueados mesmo com residência e visto válido. Passado mais alguns dias, com aumento de casos, bloquearam todos os vôos internacionais.

Ainda falando sobre transporte, mais recentemente, na última sexta os voos domésticos, trens, ônibus intermunicipais e táxis foram suspensos. Não tem nem uber.


PEREGRINAÇÃO À MECA
Uma medida bem importante foi quanto à peregrinação que os muçulmanos fazem em Meca, onde eles circundam a Kabbah. Em fevereiro, já passaram a não emitir mais o visto para esse ato, e alguns dias depois, eles literalmente fecharam o lugar.

Algo nunca visto e imaginado antes aconteceu, a Kabbah vazia.

Também foi feita uma desinfecção total do lugar.

Esse é o lugar mais sagrado do Islã, imagina o peso dessa atitude, além de que, olha quanta gente poderia se infectar se eles não tivessem fechado.


ESCOLAS
Quanto às crianças, elas já tinham sido dispensadas da escola a 3 semanas.

Outra coisa bem interessante com as crianças é que algumas escolas eventualmente praticam aulas online para o caso de alguma emergência, atentado terrorista ou algo do tipo. E quando a emergência do corona chegou, as aulas passaram a ser dadas virtualmente. Algumas escolas só mandaram lições, outras fazendo a aula em si em vídeo ao vivo. Até educação física algumas crianças tiveram on-line. E provavelmente o ano letivo delas já vai ser encerrado. O ano letivo aqui é de setembro a maio/junho.


EVENTOS PUBLICOS
Também, já faz duas semanas que todas as academias foram fechadas, shoppings, playgrounds, parquinhos, quadras e eventos esportivos. Eles inclusive fecharam a nossa Corniche, que é a orla da praia.


Isso também deve ter acontecido em vários outros lugares. Mas o que chama a atenção aqui na Arábia é que as medidas são anunciadas e já implantadas. Por exemplo, quando começaram a pipocar as notícias que os shoppings iriam fechar e os restaurantes apenas atendendo em tele entrega, isso foi dia 15/03 de tarde. Nós fomos no shopping comprar algo por volta das 8h nesse mesmo dia e já estava tudo fechando, os restaurantes também já não estavam mais servindo no local.

A mesma coisa aconteceu com o toque de recolher, foi anunciado durante o dia na segunda dia 23, e às 19h já entrou em vigor.

Aqui é tudo muito rápido, não tem essa de deixar a população se acostumar com a ideia. Já no primeiro dia teve um monte de gente pagando multa do toque de recolher que é de 10.000 saudi rials que equivale mais ou menos a 13.500 reais.

Claro que surgiram vários vídeos nas redes sociais mostrando as pessoas fugindo da polícia, chegava a ser engraçado, mas o governo já anunciou que vai penalizar quem disseminar esses vídeos em uma multa milionária.


Quando estávamos com uns 20 casos no país, o álcool em gel já estava marcando presença em todos os lugares. Meu condomínio instalou recipientes em todos os elevadores.


E para não tornar esse vídeo tão longo, eu vou listar algumas coisas que têm sido feitas.


  • Distribuição de álcool gel de graça nos sinais em algumas cidades.
  • Supermercados oferecendo luvas e desinfetando os carrinhos a cada uso. A fila do caixa demarcada com a distância mínima em que as pessoas precisam ficar.
  • Alguns supermercados adotaram horário dedicado às pessoas na faixa de risco.
  • Toque de recolher das 7 da noite às 6 da manhã por 21 dias. Em algumas cidades iniciam às 3 da tarde.
  • O ministério da saúde está fazendo muitas campanhas de conscientização, lançando manuais em várias línguas, inclusive em português.
  • Também lançaram manuais do que fazer na quarentena, como lavar as mãos, etc.
  • Todos os residentes da arábia tem o seu número de telefone registrado junto com seu documento, então, todos recebem diariamente mensagens do governo e ministério da saúde com informações.
  • Outdoors nas ruas pedindo para que as pessoas fiquem em casa.
  • Fiscalização quanto à prática de preços abusivos e oportunistas.
  • Esterilização de locais públicos. No meu compound estão esterilizando todos os corrimões de metal e bancos com maior frequência.
  • Aqui no compound também colocaram adesivos no elevador e uma solução criativa para apertar os botões, com palitos de dente.
  • O limite para o pagamento via contato dos cartões de débito foram aumentados para 300 saudi rials, e dessa forma diminuir a necessidade de colocar a senha na maquininha.
  • Devem permanecer aberto somente empresas de primeira necessidade, como mercados e farmácias, as outras áreas foram incentivadas à implantar home office ou apenas comparecer ao trabalho se estritamente necessário. É claro que algumas empresas privadas ainda continuam operando. Mas o comércio parece estar seguindo mais à risca.
  • O governo prometeu ajudar financeiramente empresas de pequeno e médio porte durante esses dias de suspensão de atividades.
  • Suspensão de rezas nas mesquitas.


E uma das coisas surpreendentes disso tudo, é que até agora as pessoas não enlouqueceram comprando tudo no supermercado. Os mercados ainda estão bem abastecidos, não tem um número muito fora do comum de pessoas fazendo compras. Mesmo com todas as medidas e precauções tomadas, as pessoas ainda estão agindo civilizadamente e acho que esse é o maior destaque das coisas boas desse vídeo.


Claro que não podemos ou devemos comparar um país ao outro, eu só quis mostrar como estão sendo as coisas por aqui. Até porque a arábia é uma monarquia, tem 15% da população do Brasil e o que rei decidir está decidido.

E eu acho que eles estão lidando muito bem com as medidas de precaução.


Quanto à mim, a vida continua indo, eu continuo trabalhando, a gente tem dado aulas via live no Instagram. Eu não me incomodo tanto de não poder sair, porque nós gostamos de ficar em casa.


Espero que todos vocês estejam se cuidando, cuidando dos seus velhinhos.

Mantenham-se informados mas não pirem, deem uma respirada vão fazer algo produtivo, tem um monte de cursos online, eu vou deixar alguns links aqui em baixo de alguns cursos, livros, coisas pra fazer na quarentena.

Fiquem bem!


O QUE FAZER NA QUARENTENA



Aulas de inglês: https://really.education



Nenhum comentário:

Postar um comentário